(51) 3217.2666

Notícias

Você sabe como funciona o exame de Tomografia Computadorizada?

Publicado em 6 de janeiro de 2021

O exame Tomografia Computadorizada (TC) é realizado em ambiente controlado por ser emissor de radiação ionizante. Assim todo técnico de radiologia especializado neste equipamento possui um dosímetro de leitura periódica para fins de segurança profissional.  Os pacientes  são colocados numa maca móvel que se sob comando se desloca  transpondo um grande anel que contem o tubo de raios X . Desta forma o estudo pode ser feito de corpo inteiro ou em segmentos e o risco é mínimo em relação ao benefício  da decisão médica .

As imagens são combinadas por software, por isso o exame é conhecido como tomografia computadorizada, e neste contexto foram desenvolvidas muitas técnicas investigativas na tentativa de melhor avaliar o funcionamento do corpo humano. Um estudo simples sem contraste de um segmento corporal tem uma duração de alguns poucos minutos, sem praticamente nada tocar no paciente.

Estes estudos iniciaram com maior atenção para anatomia dos órgãos, depois aos processos dinâmicos e vasculares com uso de contrastes e ultimamente a busca da natureza das lesões. Neste sentido estas técnicas são reconhecidas por auxiliar biópsias e procedimentos mais invasivos e terapêuticos.

Durante o procedimento os pacientes são orientados quanto a necessidade de não se movimentar e principalmente no controle da respiração com a finalidade de melhor qualificar o resultado final.