(51) 3217.2666

Notícias

Projeto Valente Coração

Publicado em 7 de junho de 2013

Valente Coração: conheça o projeto que beneficia crianças de escolas públicas com exames preventivos.

Acreditando que a prevenção é o melhor remédio, a Funsol, entidade social mantida pela Nuclimagem, iniciou um projeto que tem como objetivo realizar exames de eletrocardiograma de repouso (ECG) em mil crianças de escolas públicas da capital. Os exames são realizados nas escolas sob consentimento informado dos pais ou responsáveis .

Este projeto atenderá crianças com idade entre 8 e 10 anos, com evidência para o momento em que iniciam a execução de tarefas de atividade física regular na escola e/ou em escolinhas que visam o esporte como parte da educação e do crescimento pessoal. O exame em repouso é muito simples, não invasivo e deve ser realizado em ambiente adequado.

A importância deste exame é a possibilidade de detectar precocemente anormalidades eletrofisiológicas que podem levar a morte súbita, inclusive de caráter familiar. O projeto Valente Coração visa o reconhecimento destes problemas e contempla ainda o tratamento através de ecocardiograma e terapia eletrofisiológica, caso necessário e possível.

No Reino Unido, a cada semana são registradas 12 mortes súbitas em jovens de causas cardíacas até então desconhecidas. As estatísticas Italianas, que tem projeto de prevenção na infância, semelhante a este que iniciamos, são melhores e os índices de morte súbita caem pela metade. Este panorama reforça a importância desta iniciativa junto a comunidade e visa despertar as autoridades para maiores investimentos na medicina preventiva.

Este  projeto tem o apoio das empresas: Unicred , Clinoson, Fisiocardio, Ritmocor e Kapra Medical.

Acesse o site www.fundacaosol.com.br  e saiba mais sobre este e outros projetos sociais da Funsol.

As fotos abaixo registram o atendimento às crianças da escola Prof. Olintho de Oliveira, em Porto Alegre.