(51) 3217.2666

Perna (unilateral)

DESCRIÇÃO GERAL DO EXAME

Preparos para o Exame

O exame de Ressonância Magnética tem duração entre 15 e 45 minutos, dependendo da região a ser estudada, da utilização ou não do contraste.

 

Não se devem utilizar relógios, brincos, colares, correntes, assim como qualquer objeto de metal do seu cabelo ou roupa. É disponibilizado espaço para deixar os objetos trazidos pelo paciente que possam prejudicar o exame ou oferecer risco ao paciente.

 

A RM pode não ser recomendada caso você possua algum metal em seu corpo como:

- Marcapasso, desfibrilador interno.

- Alguns tipos de “Stents” endopróteses para tratamento endovascular de aneurismas e estenoses ou oclusões arteriais.

- Clipes e próteses metálicas, implante coclear ou cateter de Hickman coclear, prótese valvar cardíaca metálica, filtro de veia cava, molas, lentes oculares implantadas, pontos retinais, fios palpebrais, diafragma ou Dispositivo intra-uterino (DIU) de cobre, shunt renal, shunt intraventricular, catéter de Swan-Ganz (termistor).

- Cateteres, bomba de insulina, aparelho de infusão de droga, derivação ventricular ou medular.

- Estimulador do crescimento ósseo, neuroestimuladores implantados na coluna espinhal ou no cérebro, bioestimuladores.

 A utilização ou presença de qualquer destes dispositivos deve ser informada para os técnicos antes do exame de Ressonância Magnética. A possibilidade de realização do exame deverá ser avaliada pelo médico radiologista em conjunto com o médico solicitante.

 

Não existe preparo especial para os exames de RM, devendo-se seguir rigorosamente as orientações dadas no momento da marcação do exame. Em alguns casos, é necessário jejum.